Para finalizar essa parte das tags que são usadas dentro do head do seu HTML, vamos aprender um pouco as tags de título e estilo do HTML.

Ja vimos algumas vezes nas aulas anteriores sobre a tag title. A tag title do HTML é responsável por entitular a sua página HTML. Esse título é visto na aba de seu navegador.

Título da página

Para utilizar a tag title é bem simples, basta envolver o seu texto que deseja ter como título com a tag <title></title>, como por exemplo:

<title>Aqui está o título da página</title>

O título da sua página não serve apenas para ficar visível na aba do navegador, mas é um fator muito importante para seu site ser encontrado nos sistemas de buscas.

Seu título nos buscadores

Quando realizam buscas por exemplo no Google, os links dos resultados mostram o texto que está dentro da tag title. Pensando em boas práticas, é indicado que seu título tenha em média 60 caracteres.

Nas aulas passadas, vimos como importar um arquivo CSS externo para nosso HTML. Mas uma outra forma de usar o CSS em suas páginas HTML é através da tag <style> como no exemplo abaixo:

<style>aqui dentro vão os comandos CSS que vamos ver futuramente</style>

CSS externo X CSS direto na página

Essa forma de usar CSS em sua página pode ser a maneira mais “rápida” pois o navegador não vai buscar o CSS em outro arquivo, porém não é indicado.

Na medida em que avança no CSS você vai perceber que uma dádiva dele é por exemplo ser reutilizado em várias páginas.

Imagine que você cria uma página chamada index.html, e insere um estilo CSS nela. Quando você for criar outra página por exemplo produtos.html, você teria que copiar todo o CSS da index.html e colar nela para ficar parecida.

Usando um CSS em arquivo separado basta você incorporar ele com a tag link que estudamos, evitando o trabalho de copiar todo o código CSS, além de deixar suas páginas mais limpas.

Códigos da aula

Agora que já vimos um pouco sobre título e estilo do HTML, vamos finalizar essa parte do cabeçalho e partir para os elementos que vão no corpo da sua página nas próximas aulas.