Nessa rápida aula vamos ver 3 elementos que estruturam textos no HTML: A tag <p>, <br> e <pre>.

Sabemos que a maior parte de uma página web costuma ser formada de textos. Então vamos ver agora alguns elementos que te ajudam a estruturar textos no HTML.

O elemento p

Uns dos elementos que estruturam textos mais comuns do HTML, o elemento p é responsável por criar parágrafos no seu texto. Um exemplo:

<p>Aqui está o parágrafo do meu texto.</p>

O elemento p é do tipo “block”. Um elemento do tipo bloco quando utilizado, ocupa a largura inteira do ambiente que foi inserido. Então quando criamos um parágrafo ainda que ele não ocupe a largura inteira de texto, o próximo elemento virá na linha de baixo.

O elemento br

Esse elemento é utilizado para quebrar linha. Quando estamos escrevendo um texto e queremos que ele continue na linha de baixo usamos a tag <br> para quebrar a linha:

<p>Aqui eu coloquei um parágrafo <br> e essa parte continua na linha de baixo.</p>

Obs.: Não devemos usar esse elemento quando queremos apenas dar espaço vertical entre as linhas.

O elemento pre

Quando queremos que o texto que escrevemos no nosso editor de código seja mostrado na sua página HTML aos usuário de forma idêntica ao qual escrevemos, usamos esse elemento.

se você escrevesse por exemplo:

<pre>esse texto está com espaçamentos diferentes</pre>

O texto seria mostrado na tela exatamente assim, com os espaçamentos, diferente por exemplo se você escrevesse o texto dentro da tag <p></p>.