Nessa aula você vai dominar facilmente a tag e os atributos usados para criar links no HTML.

Os links são reponsáveis direto pela navegabilidade na internet: Os usuários simplesmente entram num site e através dos hiperlinks começam a se movimentar nos conteúdos da web, o que chamamos de navegar na internet.

Para criar links no HTML usamos a tag <a></a>. Abaixo podemos ver um exemplo:

<a href=”https://google.com.br” target=”_blank”>Link para o Google</a>

Atributos

No elemento criado acima percebemos que o primeiro atributo e mais importante é o “href”. Ele é responsável por informar o endereço, e esse endereço é o destino da pessoa que clicar no link.

Depois de adicionar o href podemos usar o atributo “target”. Esse atributo é opcional, e é usado para informar ao navegador em qual quadro o link deve ser aberto.

Quando queremos que o link seja aberto em uma nova aba utilizamos o target=”_blank”.

Para o link ser aberto na mesma aba não é necessário utilizar esse atributo, pois naturalmente o valor de target já é target=”_self” nos links, esse valor indica que o link deve abrir na mesma aba.

O valor que aparece entre a tag de abertura e fechamento (<a></a>) é o texto mostrado no link.

Elemento inline

O elemento de link (<a>) é do tipo inline, que como sabemos ocupa apenas a largura de seu conteúdo, isso faz com que possamos usar links por exemplo no meio de um texto apenas tornando um trecho dele clicável. Ex.:

Nesse caso acima inserimos um link apenas nas palavras “standard dummy” sem modificar em nada o fluxo do texto.

Além de textos, o link pode ser usado em diversos elementos do HTML: Podemos por exemplo colocar link em imagens, em listas, etc. Para colocar um link numa imagem usamos: