Nessa aula vamos falar um pouco sobre atributos nos elementos HTML, que resumidamente são informações que passamos no elemento.

Imagine que estamos num Zoológico e temos diversos animais como leões, cobras, onças, etc, e em determinado momento precisamos organizar por exemplo todos os leões, classificando eles conforme as características que os diferenciam.

Informações que diferenciam

Poderíamos por exemplo dar nome para cada leão, ver quanto cada um pesa, ver a idade, e uma gama de informações que poderíamos usar para organizarmos todos os leões.

Associando o exemplo acima com os elementos do HTML podemos entender melhor o que são os atributos.

São informações que passamos dentro de cada elemento para informar uma característica daquele elemento ou informar um comportamento que aquele elemento deve ter.

Como usar atributos

Para adicionar atributos aos seus elementos do HTML é bem fácil, basta inserir na tag de abertura o nome do atributo=”valor do atributo”. Veja um exemplo abaixo:

<p class=”paragrafos”>Aqui é um exemplo de parágrafo</p>

Os atributos são classificados em 2 tipos: Atributos globais e específicos.

Atributos globais

Atributos globais são aqueles que podem ser utilizados em qualquer elemento do HTML, como por exemplo “class” e “id”. Todos os elementos do HTML podem receber valores de classe e de identidade.

Atributos específicos

Já os atributos específicos não são de uso comum a qualquer elemento. Se pegarmos por exemplo o elemento <link> usado para importar CSS, vamos perceber que o atributo href é usado para informar o endereço em que o CSS se encontra.

Se levarmos em conta que nem todos os elementos do HTML precisam ter o atributo com um endereço, vamos entender bem o que é atributo específico. Nesse caso do href ele é específico para elementos que precisam buscar conteúdos num endereço externo.

Códigos de exemplo